Home do Site Gardencenter

BLOG

 

Como Cuidar de Orquídeas Sem Flor

quinta, 12 de setembro de 2019

Não importa a espécie, o tamanho, a cor ou o perfume, nós simplesmente não vivemos sem nossas queridas orquídeas. Elas alegram nossas casas, embelezam nossas mesas, presenteiam nossos amigos e arrancam suspiros e sorrisos. Mas o que fazer quando a floração dessas lindas plantas termina?

O término da floração de uma orquídea não significa que a planta esteja doente, nem que vá morrer. As flores se vão, mas a orquídea continua viva e florescerá novamente, geralmente dentro de um ano. Basta continuar cultivando a planta com os cuidados básicos de iluminação, ventilação, adubação e umidade. A seguir daremos algumas dicas para cuidar de suas orquídeas sem flor.

Haste floral: corto ou não corto?

Resultado de imagem para orquideas sem flor

A grande maioria das orquídeas não volta a florescer na mesma haste floral. Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. A exceção a esta regra é a orquídea Phalaenopsis. Após o término da floração, a haste pode continuar verde e gerar uma nova floração, através de ramificações do eixo principal. Além disso, podem surgir novos brotos na haste antiga, denominados kekis (palavra havaiana que significa bebê).

Luz

Resultado de imagem para orquideas sem flor amareladas

As orquídeas necessitam de muita luz indireta pra florescer adequadamente. Se você deixar o vaso em um local com pouca claridade, ela ficará com as folhas mais escuras e sofrerá para manter-se viva. Em contrapartida, deixa-las em um local com muito sol, poderá causar o amarelamento de suas folhas e até mesmo o surgimento de manchas escuras, que são queimaduras nas folhas. O ideal é procurar um local na sua casa onde a planta possa pegar diretamente o sol da manhã ou do fim da tarde. Caso opte por deixar a planta no jardim, debaixo da copa de uma árvore é o local perfeito, visto que ela pegará bastante luz difusa.

 

Adubação

 

Resultado de imagem para adubos orquideas

A utilização de adubos na orquídea é sempre um bom caminho para um bom florescimento. Os adubos podem ser químicos, orgânicos, ou mistos. No caso de adubos minerais, prefira utilizá-los dissolvendo-os em água, aplicando no substrato a cada 15 dias. Adubos orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de osso são muito bons, pois contém elementos essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.

Regas

Resultado de imagem para orquidea excesso de agua

Uma das principais causas de problemas para as orquídeas são as regas excessivas. Mesmo que, em sua maioria, sejam espécies oriundas de regiões tropicais, as orquídeas não aceitam água em excesso. Muita água pode causar o sufocamento e apodrecimento de suas raízes, que são essenciais para um bom florescimento. O melhor método para saber o momento certo de regar é colocar o dedo no substrato à 2 centímetros de profundidade. Caso esteja úmido, não regue. Regue somente quando o substrato já estiver seco.

 

https://www.cultivando.com.br/orquideas-sem-flores-o-que-fazer/

https://www.vamosreceber.com.br/2015/05/06/como-manter-as-orquideas-apos-a-floracao/

https://blog.plantei.com.br/como-cuidar-de-orquideas-apos-a-floracao/

Comente e participe:


Árvore da Felicidade - Símbolo de Alegria e Boa Sorte

sexta, 06 de setembro de 2019

Significado

No Japão, diz a lenda que a árvore da felicidade traz realizações, felicidade e boa sorte, basta passar por ela para ser “abençoado”. No entanto, para receber essas dádivas não se pode comprá-la simplesmente, é preciso ganhar de presente.

Existem dois tipos: uma com folhagens mais finas e recortadas com um tom de verde suave, considerada “fêmea”. E outra, com folhas mais arredondadas, similares as folhas de salsa e com um tom de verde mais escuro, considerada “macho”. Algumas pessoas acreditam que plantar o macho e a fêmea no mesmo vaso atrai sorte para a vida, afinal, equilibra as energias Yin e Yang e o equilíbrio entre o masculino e o feminino.

 

Detalhe árvore da Felicidade Macho

Folha árvore da felicidade macho. 

Imagem relacionada

Folha árvore da felicidade fêmea.

Plantio e Cuidados

A árvore da felicidade não é muito exigente com o substrato, o ideal é que seja uma mistura com boa quantidade de matéria orgânica rica em marco e micronutrientes, e com boa drenagem. Quando plantada diretamente no solo, é recomendável o plantio em locais onde não haja muito vento, já que suas folhas se desidratam facilmente.

Em relação ao sol e regas, a árvore da felicidade prefere ambientes com meia luz. As regas devem ser mais intensas no verão, duas ou três vezes por semana, e mais espaçadas no inverno, uma vez por semana. A falta de água murcha a planta e ocasiona a queda das folhas.

 

http://construindodecor.com.br/arvore-da-felicidade/

https://www.saberesdojardim.com/arvore-da-felicidade-simbolo-de-alegria-amor-e-boa-sorte/

https://flores.culturamix.com/dicas/como-cuidar-da-arvore-da-felicidade

Comente e participe:


DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK

Desenvolvido por