BLOG
Plantas que Atraem Abelhas
quinta, 19 de setembro de 2019
Sabemos que as abelhas apresentam papel fundamental no meio ambiente. Elas são responsáveis por polinizar as flores, fazendo com que essas tenham frutos. Infelizmente, com a expansão do agronegócio e dos defensivos agrícolas, o número de abelhas no nosso ecossistema diminuiu consideravelmente. Sendo assim, selecionamos algumas flores que temos aqui na loja que, por apresentarem odores e cores diferenciados, atraem esses adoráveis insetos.
Alisson
Essa flor apresenta um odor característico de mel, o que chama a atenção das abelhas e faz com que elas apareçam. A Alisson se desenvolve melhor quando plantada sob sol pleno. Devemos regar poucas vezes, sem muita abundância, uma vez que essas plantas são muito sensíveis ao excesso de água.
Russélia ou flor-de-coral
A flor-de-coral é uma planta de textura herbácea de origem mexicana que desponta inflorescências da primavera ao outono. É uma planta pendente e muito florífera. Para cuidar é necessário manter a planta em local ensolarado e tomar cuidado com as regas excessivas. Deverá regá-la apenas quando notar que a superfície encontra-se seca, tomando cuidado para não encharcá-la.
Lavanda
A lavanda é um lindo arbusto aromático que produz flores roxas, que contêm altos níveis de óleos essenciais. Suas flores são muito ricas em néctar e atraem abelhas e outros polinizadores. A lavanda precisa de pelo menos 6-8 horas de exposição diária ao sol e prefere climas quentes e moderadamente secos, invernos suaves e verões ensolarados. Perante a rega, temos de ser cautelosos para não irrigar demais.
Girassol
É uma planta conhecida por muitos por sua beleza e cores vibrantes. Além dessas qualidades, o girassol atrai muitas abelhas devido suas cores e perfumes. Os girassóis gostam de solos úmidos, mas cuidado, o acúmulo de água girassóis afrouxa o solo, fazendo com que eles sintam dificuldade em permanecer de pé. Além disso, água em excesso pode causar o apodrecimento das raízes, podendo assim afetar a saúde e a beleza do seu girassol.
Os girassóis adoram a luz solar, fazendo jus ao seu nome. Então, certifique-se que eles estejam próximos o suficiente de uma fonte de luz natural.
https://www.cultivando.com.br/alisson-alyssum-spp/
https://minhasplantas.com.br/plantas/lavanda/
https://floores.com.br/blog/flores/5-dicas-para-cuidar-de-girassol/
Comente e participe:
Como Cuidar de Orquídeas Sem Flor
quinta, 12 de setembro de 2019
Não importa a espécie, o tamanho, a cor ou o perfume, nós simplesmente não vivemos sem nossas queridas orquídeas. Elas alegram nossas casas, embelezam nossas mesas, presenteiam nossos amigos e arrancam suspiros e sorrisos. Mas o que fazer quando a floração dessas lindas plantas termina?
O término da floração de uma orquídea não significa que a planta esteja doente, nem que vá morrer. As flores se vão, mas a orquídea continua viva e florescerá novamente, geralmente dentro de um ano. Basta continuar cultivando a planta com os cuidados básicos de iluminação, ventilação, adubação e umidade. A seguir daremos algumas dicas para cuidar de suas orquídeas sem flor.
Haste floral: corto ou não corto?
A grande maioria das orquídeas não volta a florescer na mesma haste floral. Após as flores murcharem e caírem, a haste seca naturalmente e pode ser cortada. A exceção a esta regra é a orquídea Phalaenopsis. Após o término da floração, a haste pode continuar verde e gerar uma nova floração, através de ramificações do eixo principal. Além disso, podem surgir novos brotos na haste antiga, denominados kekis (palavra havaiana que significa bebê).
Luz
As orquídeas necessitam de muita luz indireta pra florescer adequadamente. Se você deixar o vaso em um local com pouca claridade, ela ficará com as folhas mais escuras e sofrerá para manter-se viva. Em contrapartida, deixa-las em um local com muito sol, poderá causar o amarelamento de suas folhas e até mesmo o surgimento de manchas escuras, que são queimaduras nas folhas. O ideal é procurar um local na sua casa onde a planta possa pegar diretamente o sol da manhã ou do fim da tarde. Caso opte por deixar a planta no jardim, debaixo da copa de uma árvore é o local perfeito, visto que ela pegará bastante luz difusa.
Adubação
A utilização de adubos na orquídea é sempre um bom caminho para um bom florescimento. Os adubos podem ser químicos, orgânicos, ou mistos. No caso de adubos minerais, prefira utilizá-los dissolvendo-os em água, aplicando no substrato a cada 15 dias. Adubos orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de osso são muito bons, pois contém elementos essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.
Regas
Uma das principais causas de problemas para as orquídeas são as regas excessivas. Mesmo que, em sua maioria, sejam espécies oriundas de regiões tropicais, as orquídeas não aceitam água em excesso. Muita água pode causar o sufocamento e apodrecimento de suas raízes, que são essenciais para um bom florescimento. O melhor método para saber o momento certo de regar é colocar o dedo no substrato à 2 centímetros de profundidade. Caso esteja úmido, não regue. Regue somente quando o substrato já estiver seco.
https://www.cultivando.com.br/orquideas-sem-flores-o-que-fazer/
https://www.vamosreceber.com.br/2015/05/06/como-manter-as-orquideas-apos-a-floracao/
https://blog.plantei.com.br/como-cuidar-de-orquideas-apos-a-floracao/
Comente e participe:
Árvore da Felicidade - Símbolo de Alegria e Boa Sorte
sexta, 06 de setembro de 2019
Significado
No Japão, diz a lenda que a árvore da felicidade traz realizações, felicidade e boa sorte, basta passar por ela para ser “abençoado”. No entanto, para receber essas dádivas não se pode comprá-la simplesmente, é preciso ganhar de presente.
Existem dois tipos: uma com folhagens mais finas e recortadas com um tom de verde suave, considerada “fêmea”. E outra, com folhas mais arredondadas, similares as folhas de salsa e com um tom de verde mais escuro, considerada “macho”. Algumas pessoas acreditam que plantar o macho e a fêmea no mesmo vaso atrai sorte para a vida, afinal, equilibra as energias Yin e Yang e o equilíbrio entre o masculino e o feminino.
Folha árvore da felicidade macho.
Folha árvore da felicidade fêmea.
Plantio e Cuidados
A árvore da felicidade não é muito exigente com o substrato, o ideal é que seja uma mistura com boa quantidade de matéria orgânica rica em marco e micronutrientes, e com boa drenagem. Quando plantada diretamente no solo, é recomendável o plantio em locais onde não haja muito vento, já que suas folhas se desidratam facilmente.
Em relação ao sol e regas, a árvore da felicidade prefere ambientes com meia luz. As regas devem ser mais intensas no verão, duas ou três vezes por semana, e mais espaçadas no inverno, uma vez por semana. A falta de água murcha a planta e ocasiona a queda das folhas.
http://construindodecor.com.br/arvore-da-felicidade/
https://www.saberesdojardim.com/arvore-da-felicidade-simbolo-de-alegria-amor-e-boa-sorte/
https://flores.culturamix.com/dicas/como-cuidar-da-arvore-da-felicidade
Comente e participe: